Lembra do bebê que fumava 40 cigarros por dia? Veja como ele está hoje

Todo mundo já está cansado de ouvir que o cigarro faz mal à saúde. Ele provoca doenças graves, compromete o desenvolvimento do corpo, causa dependência química e pode levar à morte. Mesmo assim, lidar com o vício já é extremamente difícil quando se trata de um adulto. Agora, imaginar uma criança dependente de nicotina parece algo quase inacreditável.

Há alguns anos, um caso chocante ganhou destaque em portais de notícias do mundo inteiro e causou indignação, espanto e preocupação. Tratava-se de um menino muito pequeno que fumava cerca de 40 cigarros por dia. O garoto ficou conhecido internacionalmente como o “bebê fumante”.

Estamos falando de Ardi Rizal, da Indonésia. Ainda muito novo, ele passou a fumar com incentivo e facilidade de acesso dentro do próprio ambiente familiar. As imagens do menino com um cigarro na boca rodaram o planeta, levantando debates sobre responsabilidade dos pais, pobreza, falta de informação e saúde pública.

Na época, médicos alertaram que o quadro era extremamente grave e que o menino corria sérios riscos de desenvolver doenças irreversíveis ainda na infância.

Continue lendo na próxima página