Acaba de chegar notícia sobre Lula, após megaoperação no RJ: “Foi acus…Ver mais
Após dias de repercussão sobre a megaoperação no Rio de Janeiro — uma das maiores da história recente do país, com mais de 120 mandados cumpridos e centenas de agentes federais atuando —, o presidente Lula se pronunciou oficialmente.
“Não podemos aceitar que o crime organizado continue destruindo famílias, oprimindo moradores e espalhando drogas e violência pelas cidades. Precisamos de um trabalho coordenado que atinja a espinha dorsal do tráfico sem colocar policiais, crianças e famílias inocentes em risco”, afirmou Lula.
O presidente classificou a megaoperação como “um marco na resposta do Estado brasileiro ao crime organizado”, mas enfatizou que “o combate não pode virar guerra”.
Nos bastidores, integrantes do Planalto afirmam que o governo deve aproveitar o tema para acelerar a tramitação da PEC da Segurança, proposta que busca integrar forças policiais e ampliar a atuação da União em grandes operações.
Apesar das críticas, a fala de Lula foi vista como um equilíbrio entre firmeza e prudência, tentando conter os ataques políticos de ambos os lados — tanto de quem defende ações mais duras, quanto de quem denuncia abusos nas operações.